sexta-feira, 6 de março de 2009

Who watches the watchmen?



Watchmen
é uma série de HQ escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela DC Comics entre 1986 e 1987.

Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas anteriormente. O sucesso crítico e de público que a série teve foi tremendo que popularizou o formato Graphic Novel.

A série foi galardeada com vários Prémios Kirby e Eisner, além de uma honraria especial no tradicional Prémio Hugo , voltado à literatura : é até o momento a única graphic novel a conseguir tal feito. Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923.

A responsabilidade moral é um tema de destaque, e o título Watchmen refere-se à frase em Latim "Quis custodiet ipsos custodes", traduzida comumente no Inglês como "Who watches the watchmen?" ("Quem vigia os vigilantes?"), tirada de uma Sátira de Juvenal . Neste sentido, a obra procura questionar o próprio conceito de "Super-Herói" de forma irônica. Ao longo de seu texto, a obra (assim como seus próprios personagens) evita mesmo utilizar-se da expressão "super-herói", preferindo termos como "aventureiros fantasiados" ou "vigilantes mascarados".
A intenção de Alan Moore foi dar verossimilhança aos personagens de HQ. Para tanto, não só construiu personalidades bem elaboradas como também detalhou todo um complexo universo sem se esquecer das questões culturais, econômicas e políticas.
Personagens:

  • Comediante (Edward Blake): um homem que reconhece o horror presente nas relações humanas e se refugia no humor. Para o personagem, a ironia é, em vários momentos, um reflexo amargo da percepção desse horror. Adaptado do Pacificador, com elementos inspirados em Nick Fury . Edward Blake é cínico e violento, sua "alma de militar" o leva a cumprir seus objetivos muitas vezes a um custo alto.
  • Dr. Manhattan (Jonathan Osterman): o homem-deus, que vê a vida como apenas mais um fenômeno do cosmo. Dr. Manhatan era um cientista nuclear, acidentalmente desintegrado em uma experiência. Aos poucos seus átomos se unem novamente e volta à vida, mas de uma maneira diferente. Surge como um ser sem sentimentos, consegue ver átomos e moléculas, controla a matéria e ainda conseque ver seu próprio futuro a todo instante. Na história se torna o grande trunfo dos Estados Unidos na área militar e tecnológica. Durante a saga Dr. Manhatan vai perdendo aos poucos sua humanidade, se tornando um ser sem sentimentos e que enxerga apenas reações químicas. É adaptado do Capitão Átomo.
  • Coruja II (Dan Dreiberg): um intelectual rico, solitário e retraído. Adaptado do terceiro Besouro Azul (Ted Kord), com elementos do Batman . É um expert em tecnologia avançada e possui vários equipamentos especiais que usa contra o crime.
  • Ozymandias (Adrian Veidt): um visionário brilhante e ególatra movido por um obscuro senso de dever. Seu codinome vem de um poema de Percy Bysshe Shelley, que descreve a estátua do rei Ozymandias esquecida no deserto. É um bilhionário excêntrico, considerado o homem mais inteligente do mundo. Sua inteligência é tamanha que o torna exímio atleta e lutador. Adaptado do Thunderbolt.
  • Rorschach(Walter Kovacs): personagem enigmático, pessimista e com muita força interior, é incapaz de se relacionar normalmente com a sociedade. Projeta na luta contra o Mal seu senso de solidariedade e constrói sua própria moral. Rorschach é um psicopata às avessas, considerado o terror do submundo e um fugitivo da justiça. É ele quem move o enredo e todos os personagens desde o começo da saga, ao perceber que um complô está em andamento. Adaptado do Questão.
  • Espectral I e II (Sally Juspeczyk e depois Laurie Juspeczyk) : Laurie é uma mulher forçada a viver à sombra do pragmatismo de sua mãe. É ex-mulher do Dr. Manhatan e mantém com ele uma certa cumplicidade. Adaptadas da Sombra da Noite, com elementos da Lady Fantasma e Canário Negro.

Para quem se interessar pela obra, deixo aqui um link para download das 12 edições da revista em um arquivo único. WATCHMEN DOWNLOAD

Um comentário:

  1. Post deveras verossímil. Agora uma questão, talvez um devaneio. Parafraseando Lord Acton, "O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente". É interessante observar que na obra, Dr. Manhattan, apesar de deter o poder verdadeiramente absoluto se afasta progressivamente das mesquinhas questões da humanidade. Enquanto Ozymandias, com sua inteligência e riqueza compreende e manipula em parte o destino do planeta. Bem intencionado ou não, acabou por se mostrar absolutamente corrompido? Assim como praticamente todos os personagens da série?

    ResponderExcluir