

Jogadores de D&D criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem incrivelmente poderosos à medida que o jogo avança. O D&D se destaca dos wargames tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército. Miniaturas ou marcadores em um tabuleiro são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM), que atua como narrador e juiz e é responsável por manter o cenário fictício e aplicar as regras do jogo.

Desde seu lançamento, D&D dominou a indústria do RPG criando um sistema de regras chamado D20 System. Em 1977, o jogo foi dividido em duas versões: A mais simples, chamada Dungeons & Dragons, e a mais complexa, Advanced Dungeons & Dragons (Abreviada como AD&D). Em 2000 a versão mais simples foi descontinuada, e a versão complexa foi renomeada como Dungeons & Dragons com o lançamento da 3ª Edição, que em um curto espaço de tempo, em Julho de 2003, foi substituído pela versão Dungeons & Dragons v3.5 (D&D 3.5), com as regras um pouco modificadas e com algumas poucas novidades muitos consideram o lançamento do D&D 3.5 um erro e que a forma mais justa seria o lançamento de uma grande errata para o D&D 3.o. Mesmo com essa divergência de opiniões sobre o D&D 3.5 ela agradou muito aos jogadores de D&D, da oldschool a atual geração de nerds, trazendo além do D&D adaptações de vários universos para serem jogados em d20 system, como por exemplo: StarWars, d20 Modern, d20 Cyberspace, d20 Apocalypse, Warcraft d20, fora as muitas versões inventadas devido ao system ser aberto, ou seja, O d20 system foi lançado como “Documento de Referência de Sistema”(SRD) sob OGL (Open Game License), ou seja, como um conteúdo de jogo aberto, o que permite a publicar comercial ou não comercialmente modificações ou suplementos para o sistema sem pagar pelo uso da propriedade intelectual associada, domínio da Wizards of the Coast.



Atualmente a Wizards of the Coast trabalha em uma nova linha de produtos com lançamento da 4ª edição (D&D 4.0), lançada em Junho de 2008, e tem demonstrado ser ainda mais simplificada e atraente para novos jogadores, fazendo os jogadores mais antigos e conservadores torcerem o nariz para a D&D 4.0 injustamente. Oque os jogadores antigos argumentam é que a simplicidade do D&D 4.0 tenha transformado o jogo definitivamente em um "video-game de papel", tirando alguns elementos criativos do sistema e tornado simplório demais, oque na verdade não ocorreu. Mesmo com todas as simplificações trazidas por esta atualização do sistema de regras o maravilhoso mundo de fantasias continua rico em todos os fatores, as mudanças tornaram a dinâmica do sistema de jogo muito mais simples, esta simplicidade toma menos tempo de jogo com discuções sobre regras e em rolagem de dados, fazendo com que os diálogos, as narrações e movimentações do ambiente ganhem mais tempo nas seções dos jogos. Cada classe ficou com uma identidade ainda maior, com características e habilidades únicas e maneiras distintas de serem jogadas e interpretadas, a criatividade dos jogadores e do D.M.(mestre) continuam sendo o fator principal na hora de interpretar e tornar cada aventura única e inesquecível.
Além da simplicidade e maior possibilidades de classes o D&D 4.0 também trás a inovação chamada DDI (Dungeons & Dragons Insider) que oferece conteúdos extras como artigos e aplicativos, com o fim de facilitar a criação de seus personagens, npcs, aventuras, dungeons, monstros, revistas Dragon Magazine e mais, cobrando uma taxa de inscrição (uma maneira de manter o serviço atualizado e a manutenção como os MMORPGS fazem).
No dia 03 de março de 2009 (semana passada) foi lançado o Player's Handbook 2 contendo novas raças, classes, poderes e outros materiais.


Pra quem não conhece o DnD essa a é hora de começar com esse que mais do que um jogo, é um exercício pra sua criatividade, raciocínio e trabalho em equipe, pra quem já joga e esta receoso com o D&D 4.0 essa é a hora de esquecer tudo e ler todos os três livros básicos (Player's Handbook, Monster Manual e Dungeon Master's Guide) e reconhecerem que o sistema não regrediu, que as mudanças foram positivas e melhoram em muito a dinâmica do jogo, sem empobrecer em nada nos detalhes. Por último se você já joga o D&D 4.o deixe seu comentário verossímil e ajude a abrir os olhos dos descrentes.
Abaixo vai alguns links úteis pra quem já joga direto do site Oficial.
ERRATAS ( UPDATES )
CHARACTER BUILDER
ENCOUNTER BUILDER
ABILITY GENERATOR
MONSTER BUILDER
DND Insider
Po cara, não vejo a hora de sair Bardo pra 4.0!
ResponderExcluir